Cartões de crédito quânticos

Cartões de crédito quânticos

Por

16 de Novembro de 2012

Cartões de Crédito

cartões quânticosNasceram os cartões de crédito quânticos. Através de uma técnica que permite usar criptografia quântica imune a ruídos e interferências, uma equipa de físicos do Max-Planck-Institute em Harvard e do Instituto de Tecnologia da Califórnia – deu à luz o cartão de crédito que é imune à clonagem.

As informações trocadas na transação entre o terminal e a instituição bancária serão determinadas por um protocolo de autenticação do utilizador. É o que refere o estudo que foi publicado nos Proceedings of the National Academy of Science.

Os físicos autores da descoberta, garantem que os bancos e os clientes bancários poderão usar delicados sistemas quânticos para verificar as transações conseguindo assim um sistema de segurança que evitará em definitivo a clonagem de cartões de crédito.

Nos cartões de crédito tradicionais, as informações ficam armazenadas, garantindo a sua presença sempre que necessário.

No entanto, um bit quântico, ou qubit é extremamente sensível e que pode facilmente ser percecionado em erro.

A questão fulcral foi avaliar quantos erros poderiam ser tolerados numa transmissão de informação quântica.

A este propósito, chegou-se à conclusão que em média, não mais do que 83% dos dígitos secretos podem ser replicados corretamente por um falsário, e que o próprio utilizador deve ser capaz de recuperar 95% desses dígitos.

Assim sendo, ao estabelecer-se que o verificador tem um nível de tolerância de 90%, será quase impossível rejeitar transações autênticas, ou aceitar transações fraudulentas.

Ficou demonstrado que é possível construir um protocolo de autenticação quântica que seja tolerante às interferências, sem perder a segurança.

No entanto, não será já amanhã que teremos estes cartões de crédito quânticos, pois para esta tecnologia ter aplicação prática, ainda é necessário desenvolver memórias mais duradouras, aumentando o tempo de vida dos qubits.