Cartões de crédito também dão crédito

Cartões de crédito também dão crédito

Por

22 de Julho de 2012

Cartões de Crédito

cartão de créditoUm cartão de crédito é um cartão pessoal e intransmissível que permite ao cliente levantar dinheiro e efetuar compras de bens e serviços em empresas participantes no sistema, cujos custos só liquidará posteriormente.

O cartão de crédito é um cartão de plástico como uma forma de pagamento eletrónica, que pode conter ou não um chip e apresenta na frente o nome do portador, o número do cartão e a data de validade e, no verso, um campo para assinatura do cliente, a tarja magnética e o número de segurança, sendo que na sua maioria os cartões de crédito têm a forma e o tamanho padronizados.

As pessoas que utilizam o cartão de crédito possuem um limite de compras definido pelo banco emissor. Assim, quando chegar ao limite as novas compras serão negadas, podendo o cartão voltar a ser utilizado quando efetuado o respetivo pagamento ao banco emissor.

O cartão de crédito tem como características o facto de não ser preciso dinheiro físico ou cheque na hora da compra, dependendo do cartão, nem sempre é necessário pagar em anuidade e o cliente obtém um prazo a mais para pagar a compra.

O funcionamento dos cartões de crédito envolve 5 participantes que são o portador, o estabelecimento, o adquirente, a bandeira e o emissor.

O portador é a pessoa interessada em adquirir bens ou contratar serviços pagando através do cartão de crédito que pode ser o titular da conta de cartão de crédito ou apenas portador do cartão adicional, o estabelecimento é a empresa interessada na venda e na prestação do serviço, na qual recebe os seus pagamentos feitos pelos seus clientes através do cartão de crédito, o adquirente é a empresa responsável pela comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira, a bandeira é a empresa responsável pela comunicação da transação entre o adquirente e o emissor do cartão de crédito e o emissor é a instituição financeira que normalmente são os bancos que emitem o cartão de crédito, definem limite de compras, decidem se as transações são aprovadas e emitem faturas para pagamentos.

As transações com cartões que possuem chip funcionam da mesma forma, mas com maior segurança.

Nas transações com senha o portador deve digitar a senha no equipamento do estabelecimento e não é necessário assinar o comprovante.

Para terminar e para melhor justificar o título: uma vez que como começamos por descrever, o cartão de crédito permite comprar hoje o que só pagará amanhã, ele deve ser entendido como uma forma de financiamento sem custos, embora por um prazo muito reduzido.

Ainda assim, alguns cartões de crédito permitem um prazo de crédito sem juros que vai até quase aos dois meses – uma possibilidade que não deve ser negligenciada para aqueles meses mais apertados.

Tags