FBI detém piratas de cartões de crédito

FBI detém piratas de cartões de crédito

Por

10 de Julho de 2012

Cartões de Crédito

fbi detém piratas de cartões de créditoA operação do FBI não se limitou aos EUA e foi levada a cabo em treze países de quatro continentes.

Os 24 detidos são homens entre os 18 e os 25 anos, suspeitos roubo através da Internet, de números e outros dados relativos a cartões de crédito.

A operação designada como Card Shop visou apanhar e encarcerar piratas informáticos com elevado nível de sofisticação e de organização, que adquiriam e vendiam identidades roubadas e dados de cartões de crédito, para além de falsificarem documentos e recorrerem a outras formas de pirataria.

Houve detidos na Europa, nomeadamente seis pessoas no Reino Unido, duas na Bósnia, uma na Bulgária, outra na Noruega e uma outra na Alemanha.

Mais duas pessoas foram presas, em Itália e Japão, com base em mandados provisórios, sendo o pirata italiano aquele sobre o qual pendem acusações mais graves, que podem transformar-se em nada mais nada menos que 37 anos de prisão.

A operação de caça aos piratas do cartão de crédito teve início em 2010 e ao todo, o FBI suspeita que cerca de 400 mil contas possam ter estado comprometidas.

Só um dos detidos, um rapaz de 18 anos, auto-denominado JoshTheGod, foi acusado de roubo e tráfico de cerca de 50 mil números de cartão de crédito.

Estima-se que a operação das forças policiais norte-americanas tenha evitado perdas de cerca de 164.5 milhões de euros, relativas a cartões de crédito e débito.

As investigações partiram de isco lançado pelo FBI – um fórum online designado como Carder Profit, criado pelo próprio FBI em 2010, que se assumiu como uma espécie de eBay para ladrões, atraindo muitos dos que perpetram crimes relacionados com cartões de crédito.

Tags