Mais uma avaliação sobre a presença de informação sobre incumprimento no crédito

Mais uma avaliação sobre a presença de informação sobre incumprimento no crédito

Por

25 de Maio de 2013

Crédito Pessoal

atencão ao perigo de incumprimentoTemos andado a avaliar em que medida as entidades de crédito colocam nos seus sites informação de alerta sobre o endividamento excessivo, sobre o incumprimento no crédito, e sobre a rede extrajudicial de apoio a quem cai nestas situações.

Neste artigo fomos espreitar os sites de duas financeiras especialistas em crédito ao consumo. Para além dessas entidades, avaliamos também o que se passa com o crédito da Caixa Geral de Depósitos e do Milennium BCP.

Crédito da Caixa Geral de Depósitos

Na Caixa Geral de Depósitos é visível o link para descarregar o documento com os Deveres e Direitos do Consumidor de Crédito, elaborado pelo Banco de Portugal, numa barra lateral à direita e sob o título “Temas Relacionados”.

O problema é que esse link apenas está presente na página principal do crédito pessoal da CGD.

A partir daí e em cada página das várias modalidades de crédito pessoal do banco público, o link desaparece e dá lugar a links para informação específica da modalidade de crédito que está a ser visionada.

Acabamos então por ter acesso numa única página, entre as muitas que constituem a secção de crédito da CGD, pois são em número considerável as modalidades de crédito ao consumo comercializada pela Caixa: Crédito automóvel, Crédito Caixa Woman, Caixa Ativa, Crédito pessoal liquidez, Crediformação, Crédito Saúde Emergência, Crédito Galp Gás Natural, Caixa Azul, Fórmula U e créditos para energias renováveis.

Quem não repare no link na página principal do crédito, não tem mais oportunidade de se deparar com ele.

Insistência da Cofidis

Tal qual o Cetelem, também a Cofidis prima por colocar bastante informação sobre sobre-endividamento e incumprimento de crédito.

Dedica também a esta temática uma página inteira carregada de informação e links para site e iniciativas pertinentes.

De pouco adiantaria dedicar uma página completa ao sobre-endividamento se esta não estivesse bem acessível a partir das restantes páginas do site.

Desse mal não padece a Cofidis que destaca bastante o acesso a esta informação. Nada mis nada menos que um link permanente no cabeçalho de todas as páginas, o que significa que o acesso está ali sempre presente e sempre “à mão de semear”.

Para complementar toda esta notoriedade concedidas as estas cautelas sobre o crédito que muitos se prestam a subscrever quando visitam a empresa de crédito, a Cofidis disponibiliza ainda um segundo link permanente com uma ligação direta ao Portal do Cliente Bancário onde se pode descarregar o folheto sobre os direitos e deveres dos consumidores de crédito, que aqui já muito mencionamos.

Dizemos que o link é permanente no sentido em que também este aparece em todas as páginas, pois foi criteriosamente colocado no rodapé do website.

É motivo para dizer que com maior destaque que esta informação, só mesmo a simulação de crédito Cofidis.

Credibom satisfaz

A Credibom é outra financeira especialista em crédito pessoal que satisfaz quanto à exposição que faz no seu site institucional sobre o tema do incumprimento e endividamento.

Embora não dedique uma página especial para o efeito, ou melhor, fá-lo, mas a página é apenas constituída por um link, disponibiliza o download de um documento próprio sobre o incumprimento no crédito e a rede extrajudicial de apoio.

Por outro lado, também permite a descarga do já muito falado documento do BdP com os deveres e direitos dos consumidores de crédito.

Um link e outro estão bem visíveis sob o lado direito do site na primeira página.

Seria bom que o link estivesse presente em todas as páginas como na Cofidis, mas a deficiência não é desta colocação em particular, mas sim da própria estrutura do site do Credibom que está ultrapassada.

Aliás, consegue encontrar no site o simulador Credibom?

Millennium BCP

O Millennium BCP tem um site esteticamente muito apelativo que julgamos ter sido reformulado há pouco tempo.

A página principal de crédito está soberba, contendo mesmo muitos pontos de partida para quem deseja contratar crédito e quer estar bem informado sobre o mesmo.

Para além das várias modalidades de crédito praticadas pelo maior banco privado português, pode-se encontrar numa área inferior da página, mas nem por isso menos visível uma caixa intitulada “Tudo Sobre”. É dela que consta um acesso ao pdf com os deveres e direitos dos consumidores de crédito, um acesso a uma página exclusiva para as questões do incumprimento de crédito que permite o download de um pdf próprio, e os acessos a duas secções interessantes ainda relacionadas com esta questão: planeamento financeiro e dicas para poupar.

Como ponto negativo refira-se apenas que em mais nenhuma página para além desta que acabamos de descrever e que é a página principal da secção de crédito do banco, aparecem estas referências. Nas páginas que partem desta, nenhum destes links se repete.

Tags