TAE e TAEG importantes para avaliar crédito

TAE e TAEG importantes para avaliar crédito

Por

2 de Janeiro de 2012

Crédito Pessoal

crédito revolvingA Taxa Anual Efectiva – TAE – reflete não só a taxa de juro nominal contratada mas também a periodicidade de pagamentos das prestações e os encargos iniciais do empréstimo. Já é uma boa medida para avaliar o “custo” de um crédito pessoal. No entanto, o melhor indicador para poder comparar propostas de crédito, nomeadamente entre diferentes empresas de crédito é a Taxa Anual Efectiva Global – TAEG.

Avaliar por completo a taxa de juro de um crédito

A TAEG traduz num número, melhor dizendo numa percentagem, o custo total do crédito pessoal para o consumidor expresso em percentagem anual do montante do crédito concedido. Está bem que queria obter um  crédito rápido mas não deve confundir a rapidez com que lhe concedem o crédito com a sua ligeireza de escolha.

No cálculo da Taxa Anual Efectiva Global incluem-se todas as despesas associadas ao crédito, daí ela constituir o número mais rico para poder conjeturar e estabelecer comparações no que aos pedidos de financiamento diz respeito.

Despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juros bem como todas as comissões envolvidas e restantes encargos obrigatórios a suportar, estão contemplados no cálculo desta taxa permitindo-lhe assim ser a que melhor descreve a validade e qualidade de um crédito ao consumo.

Tags