Taxa de esforço para crédito pessoal

Taxa de esforço para crédito pessoal

Por

4 de Janeiro de 2012

Crédito Pessoal

perguntas sobre crédito pessoalA taxa de esforço é a proporção do rendimento de uma pessoa ou de uma família, afeto ao pagamento de um empréstimo ou de todas as responsabilidades já contraídas que decorrem de financiamentos.

A taxa de esforço sendo uma razão inferior à unidade mede-se em percentagem.

As empresas de crédito não negligenciam esta taxa e quem pretende subscrever um crédito deveria calcula-la de mote próprio para perceber das suas reais capacidades para contrair o empréstimo desejado.

Deve considerar a sua taxa de esforço antes de subscrever o crédito que pretende, ou seja, sem entrar com o peso das prestações mensais que virá ter que pagar por ele.

Calcule o rendimento bruto anual do seu agregado familiar, somando todas remunerações, e divida-o por 12 meses. Some então as prestações mensais que possa estar a pagar – o crédito habitação e alguma outra que possa ter contraído, mesmo que de pequena monta, como crédito para eletrodomésticos. Divida a segunda pelo primeiro valor, e encontrou a sua taxa de esforço.

Quanto mais baixa for a sua taxa de esforço, melhor, e em regra taxas de esforço de 50% do rendimento médio mensal da pessoa ou agregado familiar, e superiores, não aconselham a contratação de novos créditos que como tal implicam responsabilidades acrescidas.

Tags