Comparador de comissões bancárias do Banco de Portugal

Comparador de comissões bancárias do Banco de Portugal

O Comparador de Comissões do Banco de Portugal é uma ferramenta que permite comparar de forma simples e rápida as comissões relativas a serviços associados a contas de pagamento, sejam os custos com a manutenção de conta, sejam as anuidades de cartões de débito e de crédito, as comissões de levantamento de numerário, de aquisição de cheques e de transferências interbancárias. A ferramenta está disponível desde o dia 1 deste mês de Outubro e permite aos consumidores comparem os custos para os diferentes serviços bancários da banca que opera em Portugal. É possível comparar por instituição ou por serviço, as comissões máximas que são praticadas pelas instituições em função do respectivo canal de comercialização. Lembre-se que estas comissões apresentadas por cada instituição financeira são livremente estabelecidas pelas mesmas, embora na observância dos limites e das condições impostas por lei e pelo próprio regulador. Actualmente, o Comparador de Comissões permite comparar 93 comissões bancárias praticadas por cerca de 200 instituições. Este comparador poderá ter chegado tarde para o cliente bancário nacional que pode agora contar com um efectivo mecanismo de comparação que determine as suas decisões de poupança e escolha de um parceiro bancário, mas supostamente chegou cedo para pelo menos três instituições financeiras, que pediram o adiamento do lançamento do comparador de comissões bancárias do Banco de Portugal, alegando ‘o elevado esforço que estas adaptações exigem aos seus clientes’. Para além do habitual crash motivado pela imensidão de acessos nos primeiros momentos do seu lançamento, podemos observar que a interacção com o comparador não é a melhor. Não é permitido seleccionar apenas um subconjunto de comissões e também já deu para perceber que muitas vezes se comparam ‘alhos’ com ‘bugalhos’, por exemplo, ao apresentar lado-a-lado as comissões de cartões de crédito cujas características são completamente distintas. Pior, não é possível obter os bancos com melhores e piores valores para determinado serviço, o que atenta contra o desígnio maior e principal de um cliente bancário que venha a utilizar a ferramenta: Saber onde paga menos pelos serviços bancários que utiliza.

O Comparador de Comissões do Banco de Portugal é uma ferramenta que permite comparar de forma simples e rápida as comissões relativas a serviços associados a contas de pagamento, sejam os custos com a manutenção de conta, sejam as anuidades de cartões de débito e de crédito, as comissões de levantamento de numerário, de aquisição de cheques e de transferências interbancárias.

A ferramenta está disponível desde o dia 1 deste mês de Outubro e permite aos consumidores comparem os custos para os diferentes serviços bancários da banca que opera em Portugal.

É possível comparar por instituição ou por serviço, as comissões máximas que são praticadas pelas instituições em função do respectivo canal de comercialização. Lembre-se que estas comissões apresentadas por cada instituição financeira são livremente estabelecidas pelas mesmas, embora na observância dos limites e das condições impostas por lei e pelo próprio regulador.

Actualmente, o Comparador de Comissões do Banco de Portugal permite comparar 93 comissões bancárias praticadas por cerca de 200 instituições.

Este comparador poderá ter chegado tarde para o cliente bancário nacional que pode agora contar com um efectivo mecanismo de comparação que determine as suas decisões de poupança e escolha de um parceiro bancário, mas supostamente chegou cedo para pelo menos três instituições financeiras, que pediram o adiamento do lançamento do comparador de comissões bancárias do Banco de Portugal, alegando ‘o elevado esforço que estas adaptações exigem aos seus clientes’.

Para além do habitual crash motivado pela imensidão de acessos nos primeiros momentos do seu lançamento, podemos observar que a interacção com o comparador não é a melhor. Não é permitido seleccionar apenas um subconjunto de comissões e também já deu para perceber que muitas vezes se comparam ‘alhos’ com ‘bugalhos’, por exemplo, ao apresentar lado-a-lado as comissões de cartões de crédito cujas características são completamente distintas.

Pior, não é possível obter os bancos com melhores e piores valores para determinado serviço, o que atenta contra o desígnio maior e principal de um cliente bancário que venha a utilizar a ferramenta: Saber onde paga menos pelos serviços bancários que utiliza.

 
» Simulação de crédito
  • 1.
  • 2.
  • 3. Fim

Ler política de tratamento de dados pessoais
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*