Cartão de crédito para a mãe Rússia

Cartão de crédito para a mãe Rússia

Por

31 de Março de 2014

Cartões de Crédito

cartao-credito-russiaEnquadrada nas medidas incluídas nas sanções impostas à Federão Russa por Washington na sequência da crise na Ucrânia, a Visa e a Mastercard suspenderam os serviços de pagamento a clientes de vários bancos russos.

Vladimir Putin considerou a ação das empresas americanas condenável e anunciou que quer um sistema de pagamento eletrónico próprio para a Rússia, em alternativa aos sistemas norte-americanos e europeus, como o Visa e o Mastercard.

Perante os membros do Conselho da Federação, a câmara alta do Parlamento russo, o presidente russo exortou a nação a defender os seus interesses, referindo a convicção que a atitude da Visa e Mastercard não fará mais do que causar a essas empresas uma perda de certos segmentos de um mercado muito lucrativo.

O ministro das Finanças e a governadora do Banco Central Russo apoiaram já a vontade do presidente.

No entanto, a consultora russa FBK considerou que as perdas serão relativamente limitadas e que a Rússia não representa mais do que 1% das operações da Visa.

Por outro lado, também questionou o sucesso de um possível sistema eletrónico de pagamentos russo, referindo a resistência que seria oposta pelos cidadãos russos, que não quererão abdicar dos sistemas internacionais de pagamento, sobretudo os que se deslocam ao estrangeiro e/ou compram pela internet.

Tags