São cada vez mais as compras de Natal pagas por cartão de crédito

São cada vez mais as compras de Natal pagas por cartão de crédito

Por

17 de Novembro de 2016

Cartões de Crédito

Há fases do ano em que as despesas são muitas e que apetece adiá-las nem que seja por uns dias. Talvez seja essa uma das principais razões para cada vez mais gente, planear usar o cartão de crédito no pagamento das despesas do Natal. É que com o cartão certo, podem nem pagar juros e adiar as despesas vários dias – para bem depois do recebimento do subsídio de Natal, por exemplo.

São cada vez mais as compras de Natal pagas por cartão de crédito

Um estudo do Observador Cetelem, que analisou o consumo em Portugal e as intenções de compra neste Natal, aponta que este ano, 24 por cento dos portugueses planeiam utilizar o cartão de crédito no pagamento das despesas de Natal, o que constitui uma subida quando comparado com os dados de 2015 (18%) e 2014 (11%). Ainda assim, o valor médio que planeiam gastar com o cartão de crédito diminuiu, pela primeira vez, desde 2012, fixando-se agora nos 419 euros.

Apesar do valor que os consumidores planeiam gastar com cartão de crédito nas compras natalícias ter descido face a 2015, de 444 Euros para 419 Euros, este constitui o segundo valor mais elevado dos últimos seis anos. Entre os que vão utilizar o cartão de crédito este Natal, a maior parte (23%) conta gastar um valor entre 250 a 500 Euros.

São os indivíduos entre os 35 e os 44 anos que mais possuem cartão de crédito (57%) e que mais tencionam recorrer a esta forma de pagamento para as compras de Natal (39%). Ao nível socioeconómico, é a classe alta que mais possui cartão de crédito (74%, comparativamente com 34% da classe média e 5% da classe mais baixa) e que mais planeia utilizá-lo para as compras natalícias (59%). Verifica-se também que menos de um terço das mulheres (30%) possui cartão de crédito, em comparação com 45% dos homens.

Tags