Sessões de Literacia Financeira do Cetelem

Sessões de Literacia Financeira do Cetelem

Por

5 de Fevereiro de 2014

0 comentários

Cetelem

Sessões de Literacia Financeira do CetelemAs novas Sessões de Literacia Financeira, vão na sua 4.ª edição, e arrancaram em janeiro passado. As sessões são promovidas pelo Cetelem em escolas secundárias do distrito do Porto e de Lisboa.

Nas sessões são abordados temas como os hábitos de poupança, a gestão orçamental individual, a prevenção do endividamento, e o crédito responsável.

Desde 2011 que o Cetelem vem formando mais de 7 mil alunos e pretende aumentar ainda mais esse número.

As sessões são totalmente gratuitas e realizam-se de janeiro a maio do presente ano letivo. Contacte o Banco Cetelem para saber mais sobre o calendário destas sessões.

Uma iniciativa que, pelo quarto ano consecutivo, pretende dotar os jovens alunos de conhecimentos que lhes possam ser úteis na gestão do dinheiro e na tomada de decisões no consumo.

O principal objetivo é prover os jovens de ferramentas que os ajudem a tornar-se conscientes e contribuir para uma sociedade de consumo mais informada.

Segundo o que Cetelem tem apurado em inquéritos que promoveu junto dos alunos atingidos e procurando aferir do seu grau de conhecimento sobre as matérias em questão, os jovens em Portugal estão informados sobre o que é o dinheiro e qual a melhor forma de o gerir.

Os resultados indicam que 69 por cento dos alunos têm poupança e destes, 47.1% dizem tê-las numa conta no banco e 46.7% num mealheiro.

É interessante perceber quais as finalidades que os alunos desta idade dão as poupanças que conseguem realizar:

  • Pagamento da carta de condução – 41.9%
  • Educação ou formação própria – 32.9%
  • Aquisição de um automóvel ou moto – 31.1%

Quando a poupança se esgota, os jovens encontram os pais e familiares que emprestam dinheiro, o principal recurso. Ao todo são 46.7% que o admitem. 37.7% preferem arranjar uma forma alternativa de rendimento e 37.7% limitam as despesas para equilibrar o orçamento.

Mais de metade dos alunos (55%) considera que as Sessões de Literacia Financeira promovidas pelo Cetelem os podem ajudar na planificação das despesas.

No Cetelem temos plena consciência que a transmissão de informação financeira desde cedo é fundamental para garantir que os jovens de hoje serão amanhã consumidores informados e conscientes. É com esta premissa em mente que temos desenvolvido várias ações de sensibilização para a literacia financeira junto deste público. Orgulhamo-nos de poder dizer que já chegámos a milhares de alunos portugueses e, que tanto os alunos, como os professores, apresentam um feedback bastante positivo em relação a estas iniciativas.

Serge le Bolés, Diretor Geral do Cetelem

Tags

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

*