ASFAC reúne Escolas para testar conhecimentos de educação financeira

ASFAC reúne Escolas para testar conhecimentos de educação financeira

Por

31 de Março de 2022

0 comentários

Crédito Pessoal

Alunos de vinte e duas escolas juntam-se para testar os conhecimentos adquiridos no âmbito do projeto “Economia para o Sucesso”, desenvolvido em parceria entre a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) e a Junior Achievement Portugal (JAP).

ASFAC reúne Escolas para testar conhecimentos de educação financeira

A ASFAC é uma Associação sem fins lucrativos que representa o setor do financiamento especializado no consumo em Portugal, composta por instituições de crédito especializadas no financiamento do consumo. A JA Portugal é uma organização sem fins lucrativos que pretende desenvolver, em crianças e jovens dos 6 aos 30 anos de idade, a sua capacidade empreendedora, a educação financeira, o gosto pelo risco, a criatividade e a inovação.

A competição, a decorrer em formato quiz virtual no próximo dia 4 de abril, vai reunir 22 alunos – representantes de cada uma das escolas participantes no programa – e cerca de 50 adultos – entres professores, voluntários e responsáveis pela dinamização da iniciativa. Os três primeiros alunos classificados serão premiados com gift cards. Os seus professores e escola também terão direito a prémios.

O programa “Economia para o Sucesso”, iniciado no final do ano passado, contou com a participação de 21 voluntários das instituições de crédito associadas da ASFAC, que foram os responsáveis por ministrar conteúdos de um programa sobre literacia financeira em 23 escolas de 20 concelhos a nível nacional. A iniciativa chegou a um total de 518 alunos do 9º ano de escolaridade, tendo como objetivo desenvolver uma competição digital que permitisse capacitar os jovens na área da educação financeira.

“Com esta iniciativa a ASFAC procurou, acima de tudo, promover a literacia financeira junto dos mais jovens, capacitando-os a serem agentes de mudança social e incentivando-os a criar uma relação saudável com o dinheiro. Acreditamos que apostar no desenvolvimento pessoal das crianças é apostar num futuro financeiro mais sustentável”

Duarte Gomes Pereira, presidente da ASFAC.

“Nos dias de hoje, é fundamental promover e incentivar iniciativas que valorizem e apoiem uma gestão cuidada e socialmente responsável dos recursos financeiros existentes. Esta parceria promove, de uma forma leve e pedagogicamente consistente, um conjunto de comportamentos positivos na relação com os instrumentos financeiros disponíveis. Acreditamos que, no final, estamos a contribuir para uma geração de jovens adultos melhor preparada e com maior capacidade de gestão e análise do risco, algo que será benéfico para o ecossistema social como um todo.”

Gonçalo Duque, CEO da JAP.

Tags

 
» Simulação de crédito
  • 1.
  • 2.
  • 3.
  • 4. Fim

Ler política de tratamento de dados pessoais
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

*