Conheça os documentos necessários para pedir um crédito pessoal

Conheça os documentos necessários para pedir um crédito pessoal

Por

6 de Dezembro de 2021

0 comentários

Crédito Pessoal

Contratar um crédito pessoal ainda envolve alguma burocracia, desde o momento em que solicita o empréstimo até ao momento em que este lhe é concedido e aprovado. Alguma da burocracia resulta da necessidade de obter alguns documentos para a financeira poder realizar uma análise de perfil e análise do histórico do cliente.

Conheça os documentos necessários para pedir um crédito pessoal

Essa análise é realizada principalmente através da documentação exigida, da qual as financeiras especializadas em créditos ou os bancos, conforme o caso, obtêm informações sobre quem solicita o crédito.

Cada entidade financeira possui a sua própria lista de documentos a solicitar quando se pede um crédito pessoal. No entanto, os mais comuns entre os bancos são os seguintes:

  • Documento de identificação
  • Comprovativo de Morada
  • Comprovativo de Rendimentos
  • Comprovativo de IBAN

Documento de identificação

O documento de identificação é um dos mais importantes para a contratação de crédito, afinal, comprova a real identidade do contraente. São aceites como documentos de identificação o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade. Se apresentar o Bilhete de Identidade também terá que apresentar juntamente o Cartão de Contribuinte.

Comprovativo de Morada

O comprovativo de morada tem como finalidade confirmar a morada informada pelo contraente no pedido de concessão de crédito. Este documento deve ser actual. Deverá ser-lhe pedido o último recibo do pagamento da conta da água, eletricidade, gás, telecomunicações, etc.

Comprovativo de Rendimentos

Merece uma atenção especial porque demonstra ao banco se o contraente terá capacidade de arcar com as despesas do empréstimo. Permite a confirmação do cálculo da taxa de esforço. Para tal comprovação, o documento exigido deve variar de acordo com o tipo de vínculo laboral do contraente.

No caso de trabalhadores por conta de outrem será preciso a apresentação de, pelo menos, um recibo de vencimento. A entidade financeira pode ainda pedir uma declaração da entidade patronal relativa ao vínculo laboral do trabalhador. Os trabalhadores por conta própria deverão apresentar, pelo menos, uma declaração de IRS e nota de liquidação do IRS. Finalmente, se o contraente for reformado, deverá entregar a declaração anual de pensionista.

Comprovativo de IBAN

O comprovativo de IBAN permite à instituição bancária garantir que a conta para a qual o dinheiro será depositado é, de facto, da titularidade do cliente que solicita o crédito. Esta confirmação acontece através da apresentação de dois documentos, extratos bancários relativos aos últimos três meses e o Comprovativo do IBAN.

Este último poderá ser uma cópia do cartão Multibanco e o talão do Multibanco com o IBAN. Ou então o comprovativo do IBAN impresso através do homebanking da instituição financeira na qual tem a conta bancária que deseja utilizar.

Pronto para análise e aprovação

São estes os principais documentos necessários para crédito pessoal. No entanto, nada impede cada instituição de solicitar outros documentos que entenda pertinentes para poder complementar as informações do cliente. Dependerá de si e do seu interesse no crédito por ela comercializado entender se os deverá dispensar ou não.

Confirme desde o início junto da instituição financeira todos os documentos exigidos para contratar o seu crédito e agilize assim o processo de análise e de aprovação.

Tags

 
» Simulação de crédito
  • 1.
  • 2.
  • 3.
  • 4. Fim

Ler política de tratamento de dados pessoais
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*