Covid-19 leva a suspensão das prestações da casa em Itália

Covid-19 leva a suspensão das prestações da casa em Itália

Por

12 de Março de 2020

Crédito Pessoal

O Governo italiano deu conta que os particulares e as famílias vão beneficiar da suspensão do pagamento das prestações do crédito habitação como forma de minimizar os efeitos do coronavírus.

Covid-19 leva a suspensão das prestações da casa em Itália

A ABI, a associação de bancos italiana, informou que as instituições financeiras representativas de 90% do total dos activos bancários iriam oferecer moratórias de crédito a pequenas empresas e a famílias que fossem afectadas pelas consequências económicas do coronavírus em Itália.

Por moratória de crédito entende-se o atraso ou suspensão do pagamentos de prestações, situação que permitirá aliviar o fardo de muitas famílias que se debatem com dificuldades em cumprir com os compromissos financeiros com a banca.

A decisão surge numa altura em que o número de casos de infecção e morte devido ao Covid-19 não pára de aumentar em Itália, tendo mesmo motivado a decisão de uma quarentena nacional com vista a tentar travar a progressão da doença.

A Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com quase 500 mortos e mais de 9 mil contaminados.

Bancos emprestam cerca de mil milhões para compra de casa todos os meses

Por cá, em Portugal, depois do recorde do mês de Dezembro – valor mais alto desde a crise financeira de 2008 – os novos empréstimos à habitação continuam a apresentar valores muito elevados, próximos de mil milhões de euros. Os dados do Banco de Portugal referentes a Janeiro mostram 977 milhões de euros de novo crédito habitação.

A taxa de juro média dos novos créditos para habitação diminuiu três pontos base para 1.07%, depois de em Novembro ter fixado um mínimo histórico em 1.05%.