Crédito ao consumo continua a estimular crescimento económico

Crédito ao consumo continua a estimular crescimento económico

Por

10 de Dezembro de 2019

0 comentários

Crédito Pessoal

No terceiro trimestre de 2019 as Instituições de Crédito Especializado concederam um total de 1 682 milhões de euros em crédito ao consumo. Crédito que foi concedido a consumidores que actuam fora do âmbito da sua actividade profissional. Estes número constituem uma subida de 7.3% face ao período homólogo.

<a href=https://simulacaocreditopessoal.com/credito-ao-consumo/  title=Crédito ao consumo continua a estimular crescimento económico” class=”wp-image-2259″/>

O crédito concedido para a aquisição de meios de transporte (automóveis e motos) representou 59.2% do total dos 1 162 mil milhões de euros concedidos no crédito clássico (caracterizado por ter um plano de amortização e prazo fixos), situando-se nos 688 milhões de euros, valor praticamente igual ao do trimestre homólogo.

Os veículos ligeiros de passageiros usados apresentam a maior fatia deste valor, tendo sido concedidos 486.9 milhões de euros, cerca de 70.8% da repartição do crédito clássico, por tipo de meio de transporte. Em Setembro, os automóveis ligeiros de passageiros usados registaram um crescimento de 7.5% face a Setembro do ano passado. Além dos meios de transporte, o crédito clássico inclui, entre outras, as rubricas lar, equipamento e crédito pessoal.

O crédito stock ou crédito a fornecedores, financiamento de bens cuja aquisição é realizada com o objectivo de revenda, registou uma quebra de 26.8% em relação ao período homólogo, tendo sido concedido 762.7 milhões de euros face aos 1 041 milhões registados no terceiro trimestre de 2018.

A redução do número de famílias em incumprimento é uma tendência que se tem consolidado nos últimos trimestres, mostrando que a concessão do crédito especializado está a ser feita de forma sustentada. Entre 2013 e o final do primeiro semestre de 2019, o número de famílias em incumprimento reduziu cerca de 31%.

Os indicadores da ASFAC (Associação de Instituições de Crédito Especializado) relativos ao terceiro trimestre de 2019, apontam para a melhoria do nível de vida dos portugueses. A descida do desemprego e o bom desempenho da economia portuguesa são índices de confiança para os consumidores.

“Estes números mostram a importância do consumo privado como fator de crescimento económico, como se vê pela evolução do PIB que cresceu 1.9% face ao período homólogo”

António Menezes Rodrigues, Presidente da ASFAC

 
» Simulação de crédito
  • 1.
  • 2.
  • 3. Fim

Ler política de tratamento de dados pessoais
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*