Novos contratos de crédito ao consumo abrandaram em fevereiro

Novos contratos de crédito ao consumo abrandaram em fevereiro

Por

18 de Abril de 2017

Crédito Pessoal

O Banco de Portugal (BdP) deu conta que se assistiu a um abrandamento no número de contratos de crédito ao consumo celebrados durante o mês de Fevereiro, quando comparando face aos números de janeiro. As instituições de crédito celebraram um total de 115 437 contratos de crédito ao consumo durante o mês de fevereiro, o que constitui uma quebra de 6.4 por cento em relação a janeiro.

Novos contratos de crédito ao consumo abrandaram em fevereiro

Para além do número de novos contratos de crédito, se olharmos aos montantes contratados, também se constata um decréscimo. Em Fevereiro, as financeiras concederam 488.7 milhões de euros de crédito pessoal, o que representa menos 1.2 por cento dos valores financiados em janeiro.

Comportamento distinto entre as várias modalidades de crédito ao consumo

Uma análise pelas diversas modalidades de crédito, leva a concluir que a tendência não é única e uniforme.

Pela negativa, logo registando decréscimo, e quer em montantes concedidos quer no número de contratos celebrados, estiveram os cartões de crédito, as contas correntes bancárias, as linhas de crédito e as facilidades de descoberto disponibilizadas pela banca.

Pela positiva, contrariando a tendência global e registando acréscimos, algumas formas de crédito ao consumo, como o caso dos créditos para a compra de automóveis usados, em regime de locação financeira ou ALD. Igualmente os créditos pessoais próprios para despesas com educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos continuaram a aumentar em número durante o mês de fevereiro face a janeiro (8.7 por cento em termos de montantes concedidos e 2.5 por cento no número de contratos celebrados).

Tags