Sabe o que são as IFIC?

Sabe o que são as IFIC?

Por

26 de Novembro de 2013

0 comentários

Crédito Pessoal

IFICSendo alguém que alguma vez procurou um crédito, ou um financiamento para um qualquer projeto, com algum afinco ou rigor, deverá ter tropeçado numa sigla de que poderá não conhecer o significado – IFIC.

IFIC reporta a Instituições Financeiras Crédito Especializado. Instituições de crédito com figura jurídica criada em 1989, que viram a sua atividade enquadrada mais tarde pelas normas legais Decreto-Lei 206/95 de 14 de Agosto e Decreto-Lei 298/92 de 31 de Dezembro.

Tal como as restantes instituições de crédito do sistema financeiro português, as IFIC são supervisionadas pelo Banco de Portugal.

A vocação da IFIC consiste no financiamento de aquisições a crédito de bens ou serviços, podendo o financiamento ser concedido quer ao fornecedor – numa perspetiva próxima do conceito de crédito ao consumo, quer ao adquirente – numa abordagem que mais vulgarmente designamos de crédito pessoal.

As IFIC têm assim o papel de serem intermediários financeiros, na medida em que praticam uma intermediação entre compradores e vendedores, com o objetivo principal de facilitadores do acesso à aquisição de bens e serviços.

O âmbito das suas ações pode passar também por operações como:

  • Emissão de cartões de crédito;
  • Prestação de garantias;
  • Desconto de títulos de crédito;
  • Outras operações envolvendo títulos similares aos títulos de crédito;
  • Antecipação de fundos relativos a créditos que lhes sejam cedidos;
  • Prestação de serviços diretamente relacionados com as operações elencadas anteriormente;
  • Operações cambiais necessárias ao exercício da sua atividade.

Uma IFIC presta ainda uma panóplia de serviços relacionados com a natureza dos financiamento concedidos, como a própria gestão de créditos.

Tags

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*