As empresas de crédito e o incumprimento

As empresas de crédito e o incumprimento

Por

13 de Junho de 2013

0 comentários

Endividamento

incumprimento no créditoConcluímos neste artigo a avaliação da informação sobre endividamento disponibilizada nos sites dos Bancos e das empresas especializadas em crédito pessoal.

Um estudo que temos vindo a realizar com vista a perceber em que medida as instituições de crédito, para além das compreensíveis mensagens de incentivo à contratação dos seus produtos, fazem eco de alguma cautela a ter na contratação de crédito, com vista a não atingir o sobreendividamento, e permitem também o acesso a informação disponibilizada pelo Banco de Portugal sobre a rede de apoio às pessoas que se encontram em incumprimento. 

Flexibom cumpre

Fomos ver o que se passa no site da Flexibom.

Na homepage está lá bem visível um link para uma página própria sob o título “Incumprimento de Contratos de Crédito”.

A página, no entanto, é muito sucinta e exibe apenas um link com o mesmo nome para um pdf próprio com a informação sobre Incumprimento de contratos de crédito e a rede extrajudicial de apoio.

De resto, toda e qualquer página do site da Flexibom, mostra em rodapé um acesso ao folheto do Banco de Portugal com os Direitos e Deveres dos consumidores de crédito.

GE Money com informação apenas na primeira página

Segue-se a análise de outra financeira especialista em crédito pessoal – A GE Money.

Na GE Money, a informação a divulgar ao público sobre o incumprimento de contratos de crédito e a rede extrajudicial de apoio, veiculada pelo BdP tem honras de algum destaque na primeira página.

No entanto, essa informação não volta a ser visível em nenhuma das restantes páginas do site.

Nem mesmo naquelas que dizem diretamente respeito à oferta da GE Money de crédito ao consumo.

Oney mostra apenas na homepage

A Oney é outra empresa de crédito analisada. Ostenta na homepage do seu site uma caixa bem visível ornamentada com um sinal de informação, que permite a abertura da informação PARI/PERSI, Plano de Ação Para o Risco de Incumprimento / Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento.

No entanto, o acesso à referida informação não se repete em mais nenhuma página da Oney, nem sequer nas que contêm informação sobre o crédito Lyberdade.

Crédito Unibanco ignora informação sobre incumprimento

Para terminar, foi em vão que procuramos a informação que nos propusemos estudar, no site do Crédito Unibanco.

A marca Unibanco é mais conhecida pelos seus cartões de crédito, mas também dispõe de soluções de crédito pessoal.

Na página destinada a esta modalidade, aliás como nas restantes, não foi possível encontrar uma discreta nota que seja, sobre incumprimento ou endividamento.

Tags

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*