Avaliação da informação sobre endividamento disponibilizada nos sites dos Bancos

Avaliação da informação sobre endividamento disponibilizada nos sites dos Bancos

alerta de endividamentoInfelizmente é um assunto que está na ordem do dia, com o aumento do desemprego e a insistência da economia em não entrar no positivo – o endividamento das famílias.

Já aqui lhe demos conta de alguns esforços realizados pelo Banco de Portugal para alertar as famílias quanto aos riscos do incumprimento, nomeadamente disponibilizando uma brochura com os Direitos e Deveres no Crédito ao consumidor.

Para quem já contraiu uma data de responsabilidades e agora foi apanhado com o flagelo do desemprego, ou outros, esta informação é de pouca ajuda, mas para quem pretende contrair um empréstimo, ser alertado mais uma ver para estas questões é positivo e só pode ajudar cada um a a consciencializar-se em definitivo da adequação da sua decisão de financiamento.

Fomos então observar em que medida os Bancos e as instituições de crédito em geral, incluem este tipo de apreciações moderadoras da vontade de contrair crédito, nos seus websites.

Fomos tentar perceber se para além de toda a auto-publicidade e de incentivo à contratação dos seus produtos de crédito, as financeiras dão algum “tempo de antena” aos alertas sobre o endividamento e o risco de incumprimento no crédito.

Banco Popular

O Banco Popular na sua página dedicada ao crédito pessoal, exibe em plano de alguma evidência, dois links com informação relacionada com o risco e o incumprimento do crédito.

Dizemos que estão com algum realce uma vez que ocupam uma posição imediatamente inferior a um banner promocional do próprio banco que atrai algum realce para si e que refere que o Popular “dá crédito aos seus desejos”.

Um dos links referidos é mesmo para a abertura do referido folheto do BdP que tem os deveres e direitos do consumidor de crédito.

O outro é para um pdf próprio que alerta para os perigos do endividamento excessivo e do incumprimento.

Banco Espírito Santo

O BES também disponibiliza um link para um documento próprio similar a este do Banco Popular.

O acesso é menos visível, pois encontra-se no topo da área do rodapé da página sob o título “Incumprimento de crédito”, mas não deixa de estar lá quando visionamos qualquer das páginas da secção de crédito do Banco Espírito Santo.

No BANIF esta presença ainda nos parece mais discreta. Apenas está presença na página principal do crédito e não em todas que a acompanham, e aparece numa box denominada “Consulte ainda” com o nome “Crédito aos Consumidores – Direitos & Deveres”.

Supomos que dê acesso ao documento do BdP. Supomos porque não podemos ter a certeza. É que pior que aparecer de forma discreta nas páginas e o link não funcionar de todo, ou seja, não abre o documento pretendido.

Um erro que o webmaster do BANIF ainda não descortinou e que com certeza irá reparar.

Por outro lado, o banco que detém a seguradora Açoreana inclui nesta seção uma página de perguntas frequentes sobre crédito. Uma boa ideia, mas que no particular do que estamos a avaliar, peca por não ter nenhuma questão relacionada com o endividamento e o incumprimento de crédito. Seria de adicionar mais uma ou duas perguntas neste âmbito … fica a sugestão.

Barclays

No Barclays é o documento de Direitos & Deveres do BdP que merece link e aparição em todas as páginas relacionadas com crédito pessoal. Aparece escrito a 3 linhas e a negrito, na barra lateral à direita do corpo central das páginas.

BBVA

O BBVA refere que o seu crédito pessoal continua a surpreender, e que ninguém lhe dá uma prestação mais baixa.

A nós, o que nos surpreendeu, foi apenas quase no fim da nossa busca, e no último parágrafo das condições do produto, termos encontrado uma referência ao endividamento e incumprimento na secção de crédito, na forma de um link para visualizar, mais uma vez o folheto difundido pelo Banco de Portugal.

Em próximos artigos completaremos este estudo.

Tags

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*